RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA SALARIAL
Nota de Esclarecimento Sobre o Relatório de Transparência Salarial
A Serveng tem se dedicado a olhar com cuidado e respeito para o tema da equidade de gênero e na implantação de políticas com esse objetivo.
É importante considerar, no entanto, que a atividade principal da Serveng é construção civil pesada, a qual, pelas suas particularidades, demanda massiva mão-de-obra masculina no ambiente obra. Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizado em 2021, as mulheres representavam cerca de 10,85% da força de trabalho nos canteiros de obra.
Por isso, apesar das intenções acertadas da Lei 14.611/2023, as métricas escolhidas não oferecem um cenário fidedigno da companhia, não só pela sua atividade principal, como também pela metodologia aplicada.
Isso porque a metodologia do Relatório está baseada na CBO e no agrupamento de cargos. A lei, por sua vez, propõe a comparação entre os salários pagos para realização de trabalho de igual valor, ao passo que o Relatório agrega diferentes tipos de cargos, sem distinção de natureza da função, área de atuação, tempo de empresa, tempo na função, produtividade, perfeição técnica, tampouco níveis hierárquicos. Dessa forma, é perceptível que os Relatórios que estão sendo produzidos pelas empresas oferecem análises comparativas de salários e cargos que, na verdade, não são comparáveis.
Obrigada